Assim, o norovírus, que tem arruinado o Mundial a 30 atletas

Diarreia, vómitos, dor abdominal,… são alguns dos sintomas que podem causar este microorganismo

Preparar o Mundo durante todo o ano e que um minúsculo vírus o dê tudo por terra não deverá ser um prato de bom gosto. É o que aconteceu com vários atletas, a quem os vômitos e dor abdominal não lhes deixaram competir.
Os 30 atletas afetados estavam a competir por Botwsana, Alemanha, Canadá, Porto Rico e na Irlanda, e vários deles foram postos em quarentena. Mas, como é que é o culpado, e como têm vindo a contagiar?
O responsável por tudo é o norovírus, um pequeno organismo que é transmitida, principalmente, através do ar, embora o contágio também pode também ocorrer a partir de alimentos ou superfícies contaminadas.
Para tranquilizar os atletas diremos que a infecção, mas incomoda e às vezes incapacitante, não é grave e o principal é evitar a desidratação, que pode cair devido aos vómitos e diarreia aquosa que o norovírus pode provocar. A dor abdominal ou desconforto geral, são outros dos sintomas que pode apresentar uma pessoa infectada.
Uma das principais características do vírus, que se exemplifica no caso dos atletas, é o seu elevado poder de contagiosidad. Ao contrário do que acontece com outros microrganismos, o norovírus pode sobreviver durante vários dias ‘a céu aberto’, ou seja, em superfícies ou alimentos em que foi depositado. Igualmente, o vômito de uma pessoa infectada é altamente contagioso, de fato, a literatura médica pega o caso de uma pessoa infectada que vomitou em um restaurante e um elevado percentual de pessoas das mesas vizinhas pôde contrair a doença dias depois.
Mas, então, o tratamento que existem para esta infecção? Por sorte, não preciso tomar nada para curarnos, já que se trata de uma infecção viral ‘autolimitada’, ou seja, o nosso sistema imunológico é poderoso o suficiente para enfrentá-lo e eliminá-lo, isso sim, em alguns dias. O que é realmente importante é vigiar a hidratação e repor as perdas de água e eletrólitos. É claro que nada de antibióticos porque estes não têm nenhum efeito contra os vírus e tomá-los apenas nos poderão gerar problemas como aumentar a resistência a estes, as bactérias e aumentar as possibilidades de que estes não façam efeito quando realmente precisamos.
Assim, o norovírus, que tem arruinado o Mundial a 30 atletas