A picada deste carrapato se tornará vegetariano

Os anticorpos que o organismo produz após a sua mordida também causam uma reação alérgica a carne vermelha.

Para o Texas é conhecido como o estado da estrela solitária. Por isso, não é de estranhar que esta carrapato originária de lá os americanos tenham sido batizado como “tick lone star”, embora o seu nome científico é Amblyomma americanum. Mas, o que é o que a distingue de outras de sua espécie? Pois o fato de que sua picada pode fazer com que uma pessoa sinta uma súbita aversão a comer carne.
Foi em 2009, quando um estudo realizado por pesquisadores Scott Coomins e Thomas Platts-Mills pôs de manifesto o curioso efeito. Mas, a que se deve? Pois a presença de um tipo de açúcar chamado alpha-gal que os humanos não temos em nosso organismo.
O alpha-gal também está presente nas carnes vermelhas, e geralmente toleramos muito bem. O problema é que quando nós pica essa carrapato, desta açúcar passa diretamente ao sangue e provoca a resposta do sistema imunológico, e cria anticorpos para combatê-la. O problema é que, na seguinte ocasião em que a pessoa come carne, provoca uma reação alérgica por causa de tais anticorpos.
Os sintomas podem aparecer até oito horas depois de ingerir carne vermelha, e a pessoa pode notar que suas mãos e sua língua inchar, e que lhe custa respirar.
Como já dissemos, o carrapato é originária do Texas, mas, atualmente, tem abandonado o território e a sua presença está se tornando habitual em muitos outros lugares.
Há que dizer, além disso, que este curioso síndrome também foi detectado ocasionalmente com as picadas de alguma outra variedade de carrapato, especialmente a chamada Ixodes holocyclus, que é originária da Austrália.
A picada deste carrapato se tornará vegetariano