A bactéria ‘carnívoros’ contraataca, você deve preocuparse banhar na praia?

Este tipo de bactérias são as responsáveis fasceíte necrosante”, uma infecção aguda que causa graves danos aos tecidos moles

Pode Te interessar…

Segredos das praias espanholas
Arte sob o guarda-sol
As praias mais perigosas do mundo
A mal chamada “bactéria comecarne’ tem pânico em praias inteiras. No verão de 2014, manteve assustados para os banhistas da Flórida. O Departamento de Saúde do estado lançou um comunicado em que alertou para a alta probabilidade de contágio, devido à presença de uma bactéria chamada Vibrio vulnificus. Desta bactéria pertencente à família do bacilo que causa a cólera e se espalha com grande facilidade quentes e salgadas águas do mar. Como sabemos, ao menos, um homem perdeu a vida em consequência de uma infecção.
Na semana passada, Bonita Fetterman, uma mulher que gostava de férias em família em Myrtle Beach, Carolina do Sul), sofreu um corte, depois de perder o equilíbrio e tornar-se uma ferida na perna com uma cadeira. Como o corte não foi sério, a mulher retomou suas atividades recreativas e tomou banho no mar. Quando voltou para casa, sua perna começou a ficar roxa, por isso que sua família a levou ao hospital. Segundo publicou a sua filha no Facebook, “sua mãe havia entrado em contato com uma bactéria que se comia a carne depois de dar um banho na praia de Myrtle Beach”. O post se tornou viral, com mais de 95.000 interações.
No entanto, os funcionários de Myrtle Beach asseguraram que não podiam confirmar um vínculo entre a água do mar e a infecção da mulher. Segundo afirmaram em um comunicado: “Nós temos sido incapazes de confirmar a localização ou data de qualquer incidente desse tipo. A qualidade da água do mar é testado duas vezes por semana, com excelentes resultados. Se podemos determinar onde pode ter ocorrido esse contato, podemos encomendar testes de qualidade da água para determinar se existe alguma ligação”.
Você pode infecção na praia?
O certo é que sim. Como dissemos antes, o nome de “bactéria comecarne” é parcialmente incorreta. Se é verdade que a infecção pode devorar nossos tecidos moles, são várias bactérias que podem causar infecção. Em termos médicos, a condição é conhecida como fascite necrosante”, uma infecção aguda, que se espalha pelo tecido celular subcutâneo e fáscia, o que provoca uma rápida necrose tecidual e que pode chegar a ser mortal se houver complicações ou não se pega a tempo.
De acordo com o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), são várias bactérias que podem causar esta infecção severa: Estreptococo do grupo A, Klebsiella, Bactérias, Escherichia coli e Staphylococcus aureus. Em raros casos, a bactéria marinha Vibrio vulnificus também pode causar a fascite necrosante. De acordo com a CDC, este tipo de bactéria que é encontrada em águas costeiras, águas mornas e está presente especialmente entre os meses de maio e outubro.
Como se contrai a doença?
Através de uma ferida aberta. Embora, no caso do Vibrio vulnificus também pode infectarte comendo marisco em mau estado. Uma vez que a bactéria entrou em contato com a ferida, podem infectar a pele e provocar uma rápida necrose. Além disso, essas infecções podem se espalhar por todo o corpo e chegar a pôr em perigo a vida.
Para evitar o contágio, os especialistas recomendam evitar o contato com o mar quando se tem uma ferida aberta ou, na sua falta, cobrir com um penso impermeável.
A bactéria 'carnívoros' contraataca, você deve preocuparse banhar na praia?